quarta-feira, 20 de março de 2013

A MODA ESTÁ NA MODA



O Rio ganhará um Museu da Moda em breve. O local escolhido para abrigar o espaço foi São Cristóvão, um dos bairros que mais emprega profissionais do setor da Moda no município do Rio de Janeiro. A intenção do Museu é consolidar a vocação têxtil da cidade e ajudar no processo de revitalização da região.
Um museu com um conceito inclusivo e aberto, da moda do cotidiano à alta costura, do passado ao futuro. Da pintura corporal indígena às novas tecnologias. Da Casa da Marquesa de Santos, do Primeiro Reinado. Da cadeia produtiva, criativa e inventiva da moda. Das belezas, da transformação. Do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. 
A moda está em toda parte, fora, dentro, em todos nós.


A inspiração só poderia vir de Zuzu Angel, a mineira que revolucionou a moda no Brasil, e abriu caminho para a sua divulgação no exterior, o estilo brasileiro de se vestir. O Instituto Zuzu Angel, celebrando 20 anos de existência, é o parceiro número um do Museu da Moda, cujo projeto é capitaneado  pela Secretaria  Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com o IZA, Sebrae, Fundação Getúlio Vargas, BNDES, Minc, Ibram e Sedeis RJ.


O Solar da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, está  em fase final de restauração para abrigar o Museu da Moda, realizada pela Fundação espírito Santo.O terreno em torno do Solar está sendo desapropriado para a construção de anexos que serão ocupados pelo Museu e o Rio Criativo, projeto da Secretaria de Cultura.

Mas, enquanto isso...


SIM, CURSO DE MUSEOLOGIA EM MARATONA DE 4 DIAS

O Instituto Zuzu Angel, presidido por Hildegard Angel e coordenado pela vice Celina de Farias,  inaugura o projeto SIM – Saber Itinerante da Moda apresentando o primeiro Curso de Museologia da Moda que será ministrado pela expert no assunto Kátia Johansen, curadora da Royal Danish Collection e presidente do Costume Committee do ICOM – Internacional Council of Museums – há trinta anos.

O Curso em rítimo de maratona de 4 dias, acontecerá de 15 a 18 de abril  próximos. Vagas limitadas e matrículas até dia 30 próximo. Informações pelo fone (21) 2247.7277
e pelo e-mail : zuzuangel@zuzuangel.com.br.

6 comentários:

  1. O museólogo ao contrário do que muitos pensam não é aquele que trabalha com roupas velhas e empoeiradas não. Ele é um pesquisador que deve ter senso crítico e estético e usar habilidades manuais específicas.Meu filho cursou em Buenos Aires e hoje está apto para o trabalho que tem mercado garantido no exterior. Louvo que no Brasil comece a levar a sério o assunto.
    Selena

    ResponderExcluir
  2. Hildegard é uma filha que sabe honrar a memória da sua mãe até no que diz respeito ao ofício que ela atuou com sucesso internacional, e claro que também tem a herança genética presente.
    Com admiração aplaudo a iniciativa!Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  3. Sigo Katia Johansen no facebook; ela é muito respeitada no mundo inteiro. Lamento não estar no Rio para fazer o curso mas espero que outros aconteçam no Museu da moda. Elisabeth Carvalho

    ResponderExcluir
  4. O curso terá tradutor, é em inglês? Sol

    ResponderExcluir
  5. Hildegard mantém viva a memoria de Zuzu , coloca o Rio como foco de uma moda que é cultura e cria novas oportunidades profissionais. Parabens do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  6. Hoje a indústria da moda movimenta bilhões no Brasil.É um caso de divisa internacional que merece o respeito de todos. O museu vai dar respaldo a esse status. Parabens Hildegard, Ivna Landi

    ResponderExcluir