quinta-feira, 5 de novembro de 2009

APLAUSOS PARA A APLAUSO !




A Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo acaba de lançar trinta e oito novos livros, entre biografias, teses e roteiros, chegando à marca de 200 títulos! Uau! Pra um país que sempre viveu a máxima da falta de memória, acredito que este trabalho de resgate cultural está mudando o conceito. Bravo !

Hubert Alquéres (na foto), presidente da Imprensa Oficial, é o dono da ideia da Coleção, que tem a coordenação do crítico e diretor Rubens Ewald Filho, impecável no comando de uma equipe cascuda. Nesta fornada 2009, o Bucaneiro emplaca seu segundo livro, iniciada no ano passado com Isabel Ribeiro Iluminada. Desta vez, tive a honra de ser selecionado para esta fornada histórica, com a biografia de Isolda Cresta: Zozô Vulcão.

A festa realizada no Lounge da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (leia-se Leon Cakoff), bombou geral com a presença da classe artística paulista em peso, além de personalidades da política e da sociedade. Paparazzis e cinegrafistas soltos aos potes.
No flagrante, aparecem além de Alquéres ao microfone, na fila ao lado, o Governador José Serra e o músico Wagner Tiso.
Na fila de cima, Débora Duarte, eu de azul, Ana Christina de Andrade, filha de Isolda Cresta, Helena Ignez, Jorge Loredo e o ex-governador Geraldo Alkmin.
E na debaixo, Stenio Garcia, Tania Carvalho e José Dias.


Os grandes homenageados do ano foram os Especiais de Mazzaropi e Tonia Carrero, este já lançado no Rio. A novidade foi uma ideia do Governador Serra, acatada por Alquéres e Ewald: abrir o quesito Música, que é inaugurado com a biografia de Wagner Tiso, brilhante compositor de trilhas para o cinema e para o teatro. No Perfil, Alfredo Sternheim, Berta Zemel, Cecil Thiré, Débora Duarte, Fernanda Montenegro, Fernando Peixoto, Jorge Loredo, Isolda Cresta, Mauro Mendonça, Stenio Garcia, Theresa Amayo e Umberto Magnani. Timaço !

Fiquei muito feliz com o resultado do livro de Isolda, tão caprichado pela equipe de Ewald, leia-se: Felipe Tadeu (editor assistente), Fátima Consales (editoração), Josér Carlos da Silva (tratamento de imagens), Sárvio Nogueira Holanda (revisão), além dos craques Marcelo Pestana e Carlos Cirne na coordenação operacional e projeto gráfico. E na retaguarda, a Sheila Gonçalves e a Micaela Marcovici (coordenação de evento), a Ana Maria Cerqueira Leite e a Maria Fernanda (assessoria de imprensa).
Tudo gente fina e sincera. Grato, queridos.

Agradeço também a colaboração dos amigos e parentes presentes no livro, tais como Maria Lucia Dahl, Vanja Orico, Erico de Freitas, Thais Portinho, Paulo Afonso de Lima, Neila Tavares, Ney Matogrosso, Norma Sá Pereira, Orlando Miranda, Camille K, Cláudio Gonzaga, e à família: Ana Christina de Andrade, Clara e Lao de Andrade, Laila e Rosa Morena Azeredo, Dedé, Maria Cristina de Laet e ... Elvis, o fiel golden retrievier paixão da Zozô.

O balaco foi animado, com o público comprando livros a granel por 10 paus ! A Coleção Aplauso, lançada em 2004, além de espalhar a memória cultural tupiniquim pelas livrarias do Brasil, também pode ser adquirida pela livraria virtual no Site da Editora : http://www.imprensaoficial.com.br/. Outro lance supimpa é a distribuição dos livros para bibliotecas de todo o país. Aplausos para a Aplauso, ela merece!


Fotos: Fernandes Dias Pereira (Imprensa Oficial)

3 comentários:

  1. Olá Buka. A coluna está otima. Parabens pelo livro de nossa querida colega Isolda Cresta que v. fêz para a coleção Aplauso com muita propriedade e talento. Bato palmas de pé. Do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. OI BUCA!! As lavas deste VULÇÃO se transformaram n´um verdadeiro tapete vermelho de celebridades onde você desfilou e subiu mais uma vez ao púlpito brilhantemente.A nossa ZOZÔ merece essa homenagem e parabéns a VOCÊ!! Um abraço querido do NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  3. PARABENS, BUKA PELO SEGUNDO LIVRO. JÁ ESTÁ A VENDA AQUI NO RIO ? COMPREI O PRIMEIRO DA ISABEL RIBEIRO,É ÓTIMO, EU NÃO CONHGEÇO A ISOLDA CRESTA MAS ESTOU CURIOSA DE CONHECER.
    PARABENS E SUCESSO PRA VOCE!!
    UMA BEIJOCA DA
    ÁUREA CAMACHO

    ResponderExcluir