quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A DOCE VIDA DA CONDESSA



A condessa MARINA CICOGNA, produtora de filmes importantes (Medeia, Teorema, Último tango em Paris, Investigação sobre Cidadão, etc), é uma lenda viva. Nascida em Veneza, e neta do conde Giuseppe Volpi, ex-governador da Líbia e fundador do Festival de Veneza, é uma locomotiva colecionadora de amigos célebres. Sempre com uma xereta na bolsa, clicou momentos aparentemente banais, de pura recordação pessoal, mas que com o passar dos tempos tornaram-se preciosos documentos de uma época, envolvendo nomes importantes, especialmente do cinema.

Não são fotos posadas, mas instantâneos tão espontâneos e descontraídos, que se tornaram objetos de curiosidade e fetichismo. Muitas destas fotografias feitas nos anos 60, estão expostas na The Little Black Gallery, em Chelsea, subúrbio londrino, depois de exposições anteriores em Paris e na Villa Médici.

Amiga de Marylin Monroe, Luchino Visconti, Frédéric Mitterrand, Fellini, Pasolini, Jeanne Moreau, Catherine Deneauve e “a torcida do Flamengo” do jet set internacional, circulou (e ainda circula) pelo mundo numa doce vida de prazer e liberdade. Presença mais que conhecida no Brasil, é amiga e parceira de Florinda Bolkan, para quem produziu seus melhores momentos no cinema.


No Camboja clicou Florinda repetindo a pose de Aughor. Para ela escreveu junto com a poeta Leila Miccolis a minissérie “Rainha da Vida”, apresentada em 1987 na TV Manchete, que tinha Fagner de ator, Nuno Leal Maia, Tânia Scher e Débora Duarte no elenco. Soube que Silvio Santos está de posse deste material, e que pensa exibi-lo na sua inusitada programação do SBT.


As fotografias, carregadas de recordações, desdobram-se na curiosidade que despertam. Funciona como uma espécie de Viagra do mundo das fofocas, revelando fatos que MARINA conta com absoluta naturalidade de mulher livre, leve e solta, e que excita a moçada. No flagrante acima , o produtor de “Hair” Michael Butler aparece com Rock Hudson no Lido em Veneza. Ao lado, Audrey Hepburn de maiô listrado e chapéu de sol, na mesma temporada do Lido.
E MARINA recorda que Butler pegava Hudson e Hepburn ao mesmo tempo. Oba!


O instantâneo mostra Tony Richardson dando um guenta em Jeanne Moreau.
Será que rolou, hein, hein, hein ?


Greta Garbo, ela conheceu nos anos 50. Depois de um cruzeiro que as duas fizeram, Garbo deu o seu telefone de Nova York para ela, quando se viram de novo a seu convite: “Porque não vamos a Passy para um almoço?” Segundo MARINA, ela nunca falava sobre si mesma, era misteriosa direto. No flagra, Greta diverte-se no iate de Onassis, e MARINA registra.



O primeiro filme de Píer Paolo Pasolini, “Accatone” (1961), com produção de MARINA, foi co-roteirizado por Bernardo Bertolucci, ainda virgem na direção.
Com sua xereta esperta, ela registra o encontro dos dois, num intervalo das filmagens, nas cercanias de Roma.


Amicíssima de Visconti, produziu alguns de seus clássicos, e desfrutou de sua intimidade, quando fez inúmeras fotos inesperadas do diretor , muitas delas na exposição da Black Gallery. Incentivada pelos amigos para tirar da gaveta seus instantâneos, deu este nome à primeira exposição de fotografias realizada em Paris – “Snapshots” – Quando o Ministro da Cultura Frédéric Mitterrand viu, caiu de boca e imediatamente a convidou para expor nova safra na Villa Médici no começo deste ano. O estilista Karl Lagerfeld fez a sua cabeça de publicar livro com as imagens, acompanhadas de seus comentários, e assim, foi editado o “Scritti e scatti”, com boa parte destas fotos em cartaz em London London.


Pra fechar a tampa, a suave e sempre eterna Silvana Mangano, em clic da super condessa.

A bela condessa, super calçada diga-se de passagem, na flor da juventude ao lado de Visconti, Fellini e Marcello Mastroiani.
Como é doce essa vida de condessa, né não ?!

4 comentários:

  1. OI BUCA!!! QUE SEJA O MAIS BREVE POSSÍVEL!!!A MINHA SUGESTÃO SERIA AS TARDES DOMINGUEIRAS.BOAS NOTÍCIAS DE SAMPA! VAMOS AGUARDAR E UM GRANDE ABRAÇO DO NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  2. Essa mulher é poderosa!!Agora ela pode pode ser embaixadora com o destino gay do Rio. Se juntar com o Eike Batista vai ser um luxo só.Ui ui!!!!!!
    Xuxu de Niterói

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo porque ela nunca produziu um filme para a sua estrela Florinda aqui no Brasil!!Não é estranho ?????
    Lucinha Araújo

    ResponderExcluir
  4. muito competente e de muito bom gosto, descubriu para o mundo a mais bela e elegante atriz brasileira, a cearense de uruburetama Florinda Bolkan, parabens.

    ResponderExcluir