domingo, 25 de setembro de 2011

ANA BOTAFOGO, A DAMA DO THEATRO MUNICIPAL



Fazem 35 anos que ANA BOTAFOGO risca os palcos nacionais e internacionais com o melhor da arte de bailar. Primeiríssima bailarina do Theatro Municipal a exatos 30 anos (1981), ela estreou cinco anos antes em Paris, no Balé de Marselha de Roland Petit. No Brasil, pisou o palco brasileiro pela primeira vez em 1977 no Teatro Guaíra de Curitiba, protagonizando “Giselle”.


Além deste, “Coppelia”, “O Quebra Nozes”, “Romeu e Julieta”, “Don Quixote”, “O Lago dos cisnes” e “Floresta Amazônica” consagram um repertório de autênticos êxitos aqui e lá fora. Em entrevista ao site Anjos da Cultura, ela sintetiza suas preferências:
“Por “Giselle” tenho um carinho imenso, apresentei também em Londres e Havana. Gosto de “O Lago dos cisnes” que tem essa dualidade difícil, também gosto de “Don Quixote” porque é muito vigoroso e tem muita técnica, e de “Coppelia”, que mostra um lado mais engraçado da bailarina.”

Foi com “Coppelia” que Ana fez seu debut no palco do Municipal.

Ana queria comemorar a data com um trabalho inédito e diferente de tudo que já fez. Sua amiga Dalal Aschar deu a mesma dica de Bibi Ferreira: o balé “Marguerite e Armand”, inspirado no drama de Alexandre Dumas “A Dama das camélias” e criado pelo coreógrafo Frederick Ashton para a bailarina inglesa Margot Fonteyn. A história da cortesã Margheritte, apaixonada pelo jovem Armand Duval e humilhada por ele, segundo Bibi, que assistiu Margot e Nureiev dançarem aqui em 1967, tem elementos dramáticos para o momento de Botafogo.

O espetáculo “Marguerite e Armand” começou turnê nacional por Curitiba, no mesmo Teatro Guaíra da estreia, passou por São Paulo neste fim de semana, Teatro Alfa, e será apresentado nos próximos dias 1 e 2 de outubro (sábado e domingo) no Theatro Municipal. Depois, estrada!

Quem assina a montagem é Grant Coyle, do Royal Ballet de Londres, com regência de Henrique Morelenbaum, o mesmo maestro da estreia de Ana em “Coppelia”, e também maestro da histórica apresentação brasileira de “Marguerite e Armand” em 1967 com o maior casal de bailarinos de todos os tempos, Margot Fonteyn e Rudolf Nureiev.

O partner de Ana é Federico Fernandéz, primeiro bailarino do Teatro Cólon de Buenos Aires. Segundo a bailarina, perfeito para o personagem Armand. Participam também integrantes da Companhia Jovem de Ballet e os bailarinos convidados : Marcelo Misailidis e Joseny Coutinho.

A celebração dos 35 anos de carreira de ANA BOTAFOGO e 30 anos de Theatro Municipal é tripla: o compositor húngaro Lizt, responsável pela música, comemora bicentenário de nascimento neste ano.

Celebration, portanto, em alto estilo !



9 comentários:

  1. Ana Botafogo é a maior representante do ballet brasileiro dos nossos tempos sem duvidas. Eu tive o privilégio de assitir vários ballets em que ela brilhou em todos, que em cada um se superava em aprimoramento. Parabéns a ela que chega a uma marca espetacular sempre proporcionando momentos de sensibilidade absoluta ealta qualidade. Estêvão Góes Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Além da maior bailarina é uma colega maravilhosa. FFiz figuração no Quebra nozes e tive o prazer de conviver com uma pessoa simples e muito séria no seu trabalho. Foi inesquecivel para mim, Leda do Carmo

    ResponderExcluir
  3. Artista inegualável!!Parabéns, Tatiana Motta

    ResponderExcluir
  4. Não consegui comprar ingresso, esgotou.A primeira bailarina do Municipal merecia uma temporada maior. A quem reclamar? Fica aqui a indagação e a minha indignação. Pedro Paulo de Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a Ana Botafogo! Bel Vianna(Enid Sauer)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a essa grande artista pelos momentos de pura arte que vivi na noite de sábado passado, estou extasiada até agora. Ana Botafogo é glória e honra da nossa Cultura.Parabéns, Filomena Coutinho

    ResponderExcluir
  7. UM DIA SÓ NO MUNICPAL É POUCO, DESEJO QUE A DAMA VOLTE A APRESENTAR A DAMA DAS CAMÉLIAS NO PALCO QUE CONSAGROU A PRIMEIRA BAILARINA ANA BTOTAFOGO!
    SILVÉRIO BORGES

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente divina! Parabens,e muitos anos mais.
    Martita

    ResponderExcluir
  9. Parabens Serginho! Faço questão de vêr sua participação como ator!Beijos Vera Vianna

    ResponderExcluir