sábado, 8 de outubro de 2011

CONVERSA DE TELESPECTADOR



Na pauta do mes, a novela “Morde e Assopra”(Globo), o jornalístico “CQC” (Band) e o esportivo “Belas na Rede”(Rede TV).


ANDRÉ, A CARA E A CORAGEM

A novela ia se chamar “Dinossauros e Robôs”. Mudou pra “Morde e Assopra”, o que quer dizer a mesma coisa... Os títulos das novelas atuais são tão evasivos que fica difícil a gente entender que história afinal está sendo contada.Como se trata de uma obra aberta, acho eu, eles também acompanham a pluralidade da trama, um emaranhado de situações paralelas em torno de uma focada como a trama principal. A novela escrita pelo craque Walcyr Carrasco chega ao final com o mérito de ter proporcionado excelentes atuações individuais entre o numeroso elenco escalado.

Dos protagonistas, Adriana Esteves é sempre aquele brilho especial; Ary Fontoura e Elisabeth Savalla, duas feras da comédia, deitaram e rolaram. A novela trouxe de volta ao vídeo Narjara Turetta em papel dramático perfeito para o seu momento de atriz.

As revelações foram diversas, a começar pelo casal jovem Klebber Toledo, tão bonito quanto bom ator, e Marina Ruy Barbosa, igualmente linda e sensível. Vera Mancini começou de mansinho, discreta e cresceu no decorrer da novela, trazendo a sua Cleonice para o primeiro plano, batendo de igual pra igual com a experiente e hilária Jandira Martini, a Salomé. Atores de peso rechearam o bolo, como Paulo Goulart, Paulo José, Cissa Guimarães, Emiliano Queiroz e Walderez de Barros.

Na minha opinião de telespectador, me bateram como os pontos altos de “Morde e Assopra” as presenças de Cássia Kiss e André Gonçalves. Kiss deu um banho de humanidade na sua Dulce, comovendo e emocionando a todos. É sempre uma atriz intensa e detalhista em suas composições. Show.

André Gonçalves aproveitou bem a oportunidade e deu uma dimensão especial ao gay Áureo em leveza e bom humor. Um barato! Muito bem apoiado por Vanessa Giácomo (Celeste) e Joaquim Lopes (Josué), André conseguiu a proeza de fazer alta comédia sem ser pejorativo ou crítico. Ele brincou com o clichê “do viado”.Um ato de coragem em se expor e focar o personagem sem ser vulgar ou preconceituoso, como tantos gays que assistimos na telinha. Um show de interpretação moderna a serviço do carisma do ator.


OS MENINOS MAUS

Eles são moderninhos, superprafrentex, irônicos e irreverentes. No entanto, apesar do sucesso que fazem, há quem ache o programa “C Q C” o campeão do humor chulo, desagradável e ofensivo. A ideia do jornalístico da Band é uma franquia da Argentina, exibido lá desde 1995: “Caiga, Quien Caiga” que a paulicéia batizou de “Custe o Que Custar”. Deu pra entender ? Nem eu... Uma bancada de tres apresentadores – Marcelo Tas, Rafinha Bastos e Marco Luque, se balançam para as câmeras animadas, apresentando e comentando os temas abordados sempre de terno e óculos escuros. Nas reportagens, Rafael Cortez, Danilo Gentili, Felipe Andreoli, Oscar Filho e Mônica Iozzi aparecem nas estreias e até no Senado Federal, com a irreverência na ponta da língua e , segundo eles, “perguntando o que ninguém teve coragem de perguntar...” Sempre em nome do direito de livre pensar e de se expressar, claro.

Uma das tiradas da turma: “As feias deveriam agradecer quando fossem estupradas” (sic)... O apresentador Rafinha foi afastado recentemente do programa por que fez comentário grosseiro, depois de Tas falar: “Que bonitinha está a Wanessa grávida”, referindo-se à cantora Wanessa Camargo. Rafinha saiu-se assim: “Eu comia ela e o bebê, não tô nem aí...” Fino o rapaz, hein, hein? Sutil como uma britadeira...

O nível é por aí, em nome de uma originalidade inusitada. Como todos são jovens, imprimem uma postura da “new generation” em relação ao mundo político, das celebs, da cultura e do esporte, para o seu público alvo. Fico pensando na responsa de falar para o jovem de hoje...


AS BELAS NA TELA

O mundo é das mulheres, isso não é novidade. Elas agora chegaram ao futebol. Além do tapete verde conquistado como jogadoras, abrem espaço como comentaristas, analistas e entrevistadoras do esporte até então considerado essencialmente masculino. A ideia está no ar há um ano pela Rede TV no programa “Belas na Rede” apresentado aos domingos. Um time super simpático de jornalistas e ex-jogadoras comandam a atração trazendo leveza, bom humor e informação com naturalidade e empatia. O mais importante, a meu ver, é a oportunidade de seu ouvir a ótica feminina, elas debatem, opinam e interagem com o público telespectador com personalidade e firmeza.

Milene Domingues, a Rainha das Embaixadinhas, é presença marcante nos comentários e posturas que assume diante das câmeras, sempre viva e bela, ao lado de Juliana Cabral e Marília Ruiz . A jornalista Paloma Tocci apresenta e a repórter Gabriela Pasqualin faz as reportagens. Elas falam com naturalidade e competência, o que é raridade na tv aberta onde a maioria grita e quer parecer inteligente naquele tom de clipe (tudo rápido e dinâmico) cansativo. E aí está o grande charme de “Belas na Rede”, o coloquial e a simplicidade.



15 comentários:

  1. Me são muito dos antipaticos esses caras com ar de descolados,, mas são na verdade uns machões disfarçados, merecia umalei Afonso Arinos neles!! E quando falam em marco regulatório para os programas as pessoas se manifestam taxando de censura.Nada tem critério é tudo na lei de gerson nesse país.Geraldo Mendes de Toledo (Teresópolis)

    ResponderExcluir
  2. Hoje tem Parada Gay na Atlantica!O Aureo e o josué vão!!? Xuxu Brinquinho montado!

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Serginho! Acho O Rafinha Bastos um lixo! Desrespeito e grosseria não pode ter aceitação a gente tem que chiar. Onde nós vamos parar? Deveria ser demitido, pra deixar de ser BURRO e metido a engraçado e mais, processado pela familia da Wanessa... e nem falo do estupro que foi de ultima. Não podemos como está querendo muita gente por ai, inclusive o Xexeo hoje, amenizar, em nome de que não pode existir censura, existe uma grande diferença, ofensas pode então assim, livremente, porque senão vira censura? O que é que é isso???Adorei todos. Inclusive o trabalho do André está mesmo sendo maravilhoso. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de me identificar..... ha ha... sua fã, Vera Vianna.

    ResponderExcluir
  5. Caraca, eu um velho corsário transviado, ter a Vera Vianna, estrela maior do cinema brasileiro, de fã. Estou com tudo e estou prosa!!! Valeu, querida,grato pela presença, vamo botar a boca no trombone virtual pq esse nível tá baixo mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua resenha da tv. do velho ator emiliano queiroz

    ResponderExcluir
  7. Esse tal de Rafinha fala de estupro com arrogancia machista.Merecia que aplicassem nesse cara a lei Maria da Penha. Abraços,Genaro Batista

    ResponderExcluir
  8. As belas são maneras mas tem uns caras barbados que atrapalham como um careca que fala pra carambaJá vi o Silvio Luis tambem escrachando geral.Devia se chamar belas e Feras na TV.rsrs
    Pedro

    ResponderExcluir
  9. Além de grande ator Emiliano Queiroz é grande pensador. Sua visão de mundo me fascina e suas observações são sempre enriquecedoras.Ele, q acompanha minha rota há algum tempo, é meio uma bússola pra mim. Grato pela presença sempre firme!

    ResponderExcluir
  10. Essa Bandeirantes é paulista até no mau gosto. Queria saber o que pensa os seus donos a familia tradicional Saad?? Nélio Pupe

    ResponderExcluir
  11. Em quase todos os países civilizados existe marco regulatório das comunicações para jornais, televisões e radios.Não tem nada ver com censura. O Xexeo deve defender os interesses do jornal que trabalha. Voces acham que as organizações Globo admitem tal idéia? Então ele ameniza esse garoto de falar barbaridades como que falou.É lamentavel.
    Hildebrando Noronha

    ResponderExcluir
  12. Interessante sua colocação Hildebrando.Agradeço a presença!

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei mas achoo que ficou muito palhaçada no final. É a minha opinião- Bily

    ResponderExcluir
  14. Quer dizer que eles fazem perguntas que ninguem teve de coragem de perguntar?Isso é extraordinario,nunca se viu tanta originalidade na TV. Porcaria de tv aberta, e tem quem acredita.
    Solange de Farias

    ResponderExcluir
  15. Gosto de ver a Milene. Além de bela ela entende de futebol e fala bem o portugues. Passa muito mais credibilidade do que as outras porque tem um jeito especial de comunicar. Alfredo Osório

    ResponderExcluir