sábado, 20 de julho de 2013

A LUZ DE VERA VIANNA


FESTIVAL 4 ANOS -
VALE A PENA CURTIR DE NOVO - RETRÔ

Enquanto isso nos mares de 4 de dezembro de 2011


Ela é carioca, é carioca, saca o
jeitinho dela olhar... VERA VIANNA, a atriz jovem mais charmosa do cinema brasileiro dos anos 60, deixou perpetuado no celulóide o talento e a beleza da mulher carioca através de filmes que marcaram uma época. Protagonizou estes filmes depois do sucesso que fez no palco do Teatro Santa Rosa em “Toda donzela tem um pai que é uma fera” de Gláucio Gil, escritor que também atuou no espetáculo com Adriano Reys e ela. Na tela, repetiu-se a vitoriosa temporada da peça em filme dirigido por Roberto Farias.

O sucesso da peça e do filme aconteceram principalmente devido ao seu carisma de atriz, a naturalidade em cena, a espontaneidade, o charme natural daquelas garotas do Rio, que se modernizavam em época transformadora. Tudo a serviço da comédia de Gláucio Gil cheia de situações, quiprocós e turumbambas... Gil, escritor com capacidade de observação extraordinária, era dono do Teatro Santa Rosa, em sociedade com Léo Jusi e Hélio Bloch. Sua carreira foi interrompida bruscamente ao sofrer, em 1965, um infarto fatal na frente das câmeras da TV Globo, recém inaugurada, onde comandava com muito charme e simpatia o talk-show “Show da Noite”.

Ziraldo, grande amigo de Gil, assinou o cartaz do filme, um dos maiores sucessos de bilheteria daquele 1966. A perda de Gil abalou bastante VERA VIANNA. Ele era seu namorado.


Foi na novela “O desconhecido” na TV Rio, em 1964, que VERA estreou profissionalmente. A estória baseada em Nelson Rodrigues era protagonizada por Mário Brasini, em atuação antológica do homem que perde a memória. A novela chamou a atenção também para aquela linda atriz, expressiva e fotogênica. Assim foi parar no cinema vivendo a famosa Engraçadinha rodrigueana de “Asfalto Selvagem” , dirigida por J.B.Tanko. Para muitos este é um dos maiores momentos do autor no cinema, recriado com perfeição na tela grande.
Atuando ao lado de Jece Valadão, ela foi premiada por seu trabalho em “Paraíba, vida e morte de um bandido” no filme considerado um dos melhores lançamentos de 1966. O cinema brasileiro sempre fazendo bonito



.Hoje, VERA VIANNA , longe dos holofotes, continua jovem e bela como na foto acima, juventude cristalizada na mulher madura e antenada, hoje casada com o publicitário Reinaldo Bierrenbach e mãe de Vanessa. Para matar as saudades de seus admiradores, bem que autores como Manoel Carlos e Gilberto Braga, que sempre resgatam atores e atrizes contemporâneos, poderiam convidá-la para alguma participação em suas obras televisivas. Fica a dica e a torcida.

Além de viajar, sua (grande) motivação atual é escrever o blog Quiprocós e Turumbambas, um dos favoritos do Bucaneiro. Nele, ela se exercita em crônicas sobre o cotidiano e emoções que vive. Bem escritas, revela uma observadora sensível de sentimentos bem sedimentados em relação ao mundo que lhe cerca.
Ela acaba de publicar “Então...é Natal”, interessante relato escrito com intensidade de emoções, sempre afloradas na ótica de mulher inteligente e focada que é. VERA VIANNA conta do seu encantamento eterno pela festa natalina, que a gente se identifica em vários pontos, em retrospecto emocionado, até chegar aos netos João Pedro e Antonio, seus amorecos, passando pela “mousse da Glorinha”, inesquecível presença obrigatória na noite de Natal da grande amiga Maria da Glória.
Ela cita também o tema natalino que a Globo celebra anualmente a data, composto por Marcos Valle, que escreveu em seu blog: “Ter feito uma música que participa desta festa há mais de 40 anos, me faz extremante realizado. Por isso, obrigado, amiga Vera, por suas palavras...”

É dica imperdível: veravianna.com.br

11 comentários:

  1. Isso é COVARDIA! Abro o Bucaneiro e dou de cara com minha vida, numa linda homenagem?Presente de niver, Natal, Ano-Novo, e já disse que em dezembro choro até em anuncio de margarina, e vc. me faz essa surpresa... Adooorei!!Obrigadissima pelo carinho tão grande. Tô passada! Queria me saber chorando?Conseguio.Lágrimas de emoção. Sinto-me honrada, acarinhada e sem palavras. beijinhos e carinhos sem fim.
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  2. MERECIDA HOMENAGEM, SOU SUSPEITA PARA FALAR DE VERA VIANNA, MAS FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, SERGINHO!
    GRANDE AMIGA E ATRIZ, PESSOA COM UMA LUZ MARAVILHOSA.
    AMO A VERA!!!!
    BEIJO CARINHOSO.
    CHRIS GROSSI.

    ResponderExcluir
  3. Vera Vianna brilhou em todas as suas aparições cinematograficas. Talentosa e carismatica. Meu primeiro filme no Rio, Engraçadinha.... do romance de Nelson Rodrigues e direção de J.B.Tanko trazia Vera em um belo momento de sua carreira, para ela o carinho do colega amigo o velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  4. Que boa lembrança, Bucaneiro. Que boa lembrança!
    Neila Tavares

    ResponderExcluir
  5. Vi o filme Toda Donzela no Canal Brasil uma vez e gostei dela. Não conhecia a atriz Vera Viana e agora estou conhecendo no Bucaneiro.É uma surpresa da boa tudo isso e o queela escreve tambem gostei muito mesmo!abraços,Sobral

    ResponderExcluir
  6. Ela é charmosa também quando escreve.A cronica é sentimental salpicada de quiprocós e muitos turumbambas.rsrsr Demonstra uma alma em flor, gostei!Solange de Freitas

    ResponderExcluir
  7. Vera,te peguei nos dezembros dourados!Agora, relaxa e curta. Sua história é muito maior q este recorte, minha intenção foi acionar a memória emotiva geral.Estou super feliz com o registro e pela sua passagem pela nossa nau dos insensatos...E chorar, purifica e alivia for ever!
    beijo do BUKA

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo, leio os comentários e me surpreendo. Vc. acionou a memoria emotiva mesmo!! Minha e de muitos amigos que leram e me enviaram msn encantados com seu post e seu enorme carinho. Obrigada a todos os que comentaram , seus amigos e os meus, e acredite, vc. criou um movimento novo nesse meu dezembro. Todo mundo curtiu e feliz estou eu, de ter sido registrada no seu Bucaneiro.Obrigada de novo e muitos beijinhos. Feliz Natal!Vera Vianna

    ResponderExcluir
  9. Ela sempre teve luz própria como atriz e agora revela-se ótima cronista. Avante, bela Vera Vianna! Paulo Beltrão (BH)

    ResponderExcluir
  10. Muito emocionante rever essa atriz linda que está sumida.Parabéns! Desejo que os bons ventos a tragam para o teatro,para o cinema e para a televisão, Pedro Pelicano

    ResponderExcluir
  11. Ela é linda andando pela Lagoa...enfeita a paisagem - Tao

    ResponderExcluir