domingo, 26 de agosto de 2012

''VOTE EM MIM, PORRA!'



O próximo personagem de Paulo Cesar Pereio será um vereador cascudo da cidade de São Paulo. Depois de mais de 90 filmes, 20 novelas e trocentas peças de teatro, o irreverente ator gaúcho mergulha na política com sede de justiça: “Vou desmalufizar e deskassabilizar São Paulo”, promete em tom de campanha pelo PSB para a vereança paulista.

Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, foi na paulicéia que ele firmou carreira e reside até os dias de hoje. E foi no Rio de Janeiro que desenrolou uma consistente carreira de ator de teatro e, principalmente, de cinema. Pereio tornou-se figura emblemática no meio artístico, de uma personalidade ímpar e dono de humor corrosivo, sempre à frente de trabalhos expressivos e, reconhecidamente, um dos grandes atores brasileiros.

A primeira vez que o assisti no teatro foi em “Roda viva” de Chico Buarque na montagem histórica de José Celso Martinez Correia, 1968. Ele passava todo o espetáculo sentado num canto do palco bebendo, mudo, surumbático, cara fechada. A peça rolava, músicas, antropofagia, protestos, porrada, e Pereio quieto no canto. Ele era Mané, parceiro e amigo do protagonista que não aceitava entrar na roda-viva da produção cultural. Para demonstrar sua contestação, soltava apenas um sonoro “porra”, que acabou virando vírgula em sua vida. Era tão forte sua presença em cena que o personagem revelou um jovem ator brilhante, o que provou na seqüência da bem sucedida carreira.

Casou-se tres vezes. Com Cissa Guimarães teve dois filhos: Tomás e João; com Neila Tavares, a linda Lara, e com Suzana Cezar, Gabriel. Lara Velho é a diretora de seu programa “Sem frescura”, no ar desde 2004 no Canal Brasil. Por trás do transgressor de carteirinha tem um cara super camarada, aquele malandro que já aposentou a navalha e tralha e tal...

“Não sou o Tiririca”, disse para o colunista Bruno Astuto da revista Época, sobre suas intenções na política. De certo que está focado nesse momento com seriedade. Na juventude, Pereio fez política estudantil no sul e tornou-se amigo de Leonel Brizola. Agora, aos 72 anos, aceitou o convite do Partido Socialista Brasileiro para se candidatar. E...lá vem chumbo grosso:

“Não vou me corromper, não sou corrupto. É uma questão de foro íntimo, de formação. E assim que entrar, vou comprar uma briga feia com a indústria automobilística, mas que se dane. Tem que proibir São Paulo de ter carro, a não ser que se pague uma taxa pesada.Vou brigar por isso, vou brigar pra valer”.

Para saber um pouco da plataforma do Pereio, segue o vídeo realizado pela TV Folha Ilustrada, da Folha de São Paulo: O Candidato. Demorô, porra!





8 comentários:

  1. Vamos lá ver o que dará isso!!! bjsss É uma figuraça!!!Vera Vianna

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse eleitor em São Paulo votava nele. É um camarada marrento que não deixa barato, e vai fazer barulho nessa politica safada.Boto fé
    Cadu

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que ele explicasse como vai fazer para tirar os carros de S.Paulo??
    Selena Pires (Guaratiba)

    ResponderExcluir
  4. Ele diz que o casamento é um dos residuos da escravidão,, por isso casou tres vezes?!! Quanta sabedoria rarararara!! Voto nele!!! Rogério Palma

    ResponderExcluir
  5. Sabe que pode dar certo um vereador peitudo como ele arregaçar na câmara?? boto fé!
    Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  6. Gente, Peréio candidato? Sei lá. Somos conterraneos e acompanho a sua carreira desde os tempo de juventude lá em POA. E, desde sempre nada me surpreende em se tratando do personagem Peréio. Mas essa me surpreendeu, não consigo imaginar a sua persona real nesse papel. Voilà. Ça va sans dire.

    ResponderExcluir
  7. Figuraça!se votasse em São Paulo eu votava nele
    // Sol

    ResponderExcluir
  8. perguntar não ofende. Onde é que vai colocar os carros de São paulo?????Lôco!... Eliseu Brenha

    ResponderExcluir