sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CÉLULA-TRONCO : REVOLUÇÃO NA MEDICINA



Tudo que é novo, choca. Apesar da resistência de conservadores e da igreja Católica, as pesquisas com células-tronco prosseguem obtendo resultados surpreendentes em todo o mundo. Digo, quase...elas geram polêmica em muitos países. As experiências são autorizadas apenas na Inglaterra, Austrália, Japão, Coréia do Sul, China e Israel. Nos Estados Unidos os estudos podem ser feitos, mas desde que patrocinados por instituições privadas. No Brasil, Lance, laboratório criado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é a primeira grande fábrica de célula-tronco inaugurada no Brasil. Em Petrópolis, funciona o único laboratório autorizado pela Anvisa para centrifugar o sangue colhido, o Excellion.

Dr Carlos Henrique Bittencourt, ortopedista e professor da UFF (Universidade Federal Fluminense), é expert e um dos maiores entusiastas do assunto. Ele pesquisa os efeitos do plasma há quatro anos e já aplicou a técnica com sucesso em pelo menos 400 pacientes. Entre os famosos, já se trataram,e estão em tratamento, nomes como Gloria Menezes, Tarcísio Meira, Leandra Leal, Hildegard Angel, Claudia Raia, Isabella Garcia e o príncipe dom Eudes de Orléans e Bragança, todos com problemas de tendinite, artrose ou outras lesões.

A técnica consiste em injetar componentes do próprio sangue do paciente na área lesionada, estimulando a regeneração e reparação dos tecidos ou cartilagens, e, assim, evitando a necessidade de cirurgia. As infiltrações do PRP (Plasma Rico em Plaquetas) corrige problemas de desgaste das articulações.

Foi durante a temporada da peça “Ensina-me a viver” que atriz Gloria Menezes procurou o doutor Carlos Henrique com problema grave no joelho direito, acompanhado de uma risoartrose que lhe dava dores lancinantes nos punhos. Submeteu-se, então, ao tratamento. Diz Gloria: “Em tempo recorde, menos de um mês, eu estava de volta aos palcos e sem dor alguma nos punhos.”

Bailarinos são os grandes beneficiados no tratamento, principalmente por desgastes nos quadris. Por isso mesmo, em 2007, Dr Carlos Henrique Bittencourt fez o mapeamento de trinta bailarinos profissionais do Rio e São Paulo. Do elenco do musical “Sweet Charity”,

Claudia Raia, a estrela do espetáculo, foi também se consultar com tendinites crônicas nos tendões patelares do joelho, mais tendinite de Aquiles e no ombro. Curou-se nos dois anos seguintes, e submeteu-se também a uma astroscopia – procedimento feito com sistema ótico de visualização do interior de uma articulação – no ombro.

“Foi impressionante a minha recuperação e a cicatrização. Em menos de uma semana meus movimentos de extensão, flexão e inversão estavam perfeitos e normais e a dor desapareceu”, confirma Raia.

Infiltração das células-tronco no joelho


Tiro na Tendinite de Aquiles

A jornalista Hildegard Angel aderiu às células-tronco depois que o príncipe dom Eudes de Orléans e Bragança lhe falou maravilhas do tratamento a que se submeteu, recuperando 100% das suas cartilagens. Em junho ela plantou cartilagens novas nos dois joelhos com artrose pelas competentes mãos do doutor Carlos Henrique, o Carrica, para os conhecidos.

“...Além do plasma sanguíneo, o material agora é retirado também da gordura da barriga, através de uma lipo, pois as células se concentram nos vasos sanguíneos em volta da gordura. Retirei a gordurinha e o sangue. Aguardei 45 dias enquanto o sangue foi centrifugado no Excellion, onde as células foram multiplicadas. Delas, um milhão para serem infiltradas em cada um dos meus joelhos e as demais foram congeladas para minhas futuras necessidades. E depois fiz a astroscopia no Hospital Samaratino,” corrobora animada Hilde.

O procedimento está revolucionando a ortopedia e não só ela. Mais de 300 doenças de diversas áreas, inclusive a insuficiência renal, também estão sendo beneficiadas pela chegada das células-tronco. Até para a calvície, cientistas japoneses criaram folículos capilares a partir das células-tronco. O ator Reynaldo Giannechini, acometido de um linfoma, recebeu em janeiro passado uma infusão delas como parte de um autotransplante de medula óssea. Agora, oito meses depois, já está gravando a nova novela “Guerra dos sexos” bem recuperado.

Ao sabor da memória, o primeiro a falar nesse assunto foi o ator Christopher Reeve, o Super Homem. Tetraplégico em 1995, tinha esperança de voltar a andar com a terapia das células-tronco. Mas foi traído em 2004, vitimado por um ataque cardíaco. Acreditava tanto na causa que criou junto com sua mulher a Christopher & Dana Reeve Foundation destinada a arrecadar recursos para financiar estudos nesta área, e que prossegue até hoje na ativa.

Quem sabe o Super Homem venha nos restituir a glória, mudando como um deus o rumo da história... por causa da célula-tronco. Ave!


12 comentários:

  1. Luia Sérgio, que bela reportagem. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Que boa noticia amigo!É bom saber que temos esperanças de nos livrar dessas dores tão incomodas que chegam devagar com desgaste das cartilagens. Parabéns!bjss Vera Vianna

    ResponderExcluir
  3. As celulas tronco são as grandes surpresas do novo século. Deus abençoe e ilumine a Ciencia como está fazendo com este médico. Obrigada pela boa noticia! Licinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da ignorancia de poderes politicos e religiosos a ciencia caminha. E nós recebemoa os beneficios. Bela informação a sua. Com carinho emiliano.

      Excluir
  4. Muito esclarecedor o comentário, caro Bucaneiro Prateado. Quero acrescentar que o vaticano desaprova porque compara a experiencia ao aborto. A Igreja acha que é uma vida que se mata mas pelo que eu sei o ívulo multiplica em muitas sementes de vida. É um triste engano e até retrogrado.
    Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  5. Sim meu caro, como você diz tudo que é novo choca.Ainda existem resquícios do terrivel Bush no caso...Ele cortou investimentos públicos da pesquisa para atender a pressão de grupos de católicos e o Christopher fez a fundação justamente para ajudar.Uma força que até hoje está rendendo resultados como é mostrada nesse artigo. parabéns! Rogério Palma

    ResponderExcluir
  6. São muitas doenças e limitações do corpo que elas estão ajudando. Acabei de saber que o instituto Butantan em São paulo depois de experimentos com animais descobriram uma técnica que estão pesquisando há anos que já estão sendo testados em seres humanos.Ela junta uma porção de células tronco a partir do dente de leite.Acontece que de uma polpa podem tratar 100 pessoas com lesões na corneas. Não se trata m,ais da medicina do futuro , já é do presente!Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que daqui para frente falar de célula tronco será o tema discutido entre a humanidade sobre os novos tempos. ANSELMO SILVA DE ANDRADE.

      Excluir
  7. Essa novidade está se expandindo também nas doenças cardiacas e na arteriosclerose.Ampliam as possibilidades e daqui a pouco não vai sobrar doença de pé. Eu boto fé!!! Tércio Castro

    ResponderExcluir
  8. A ciencia avança a passos curtos pra nossa necessidade, mas quando acontece uma descoberta nesse nível como o da célula-tronco que nos capacita de novo para as funções perdidas,agradecemos a todos aqueles envolvidos e dedicados nessa matéria!!!
    Um grande beijo para voce meu amado e talentoso amigo! Tamara Taxman

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria, tio!!! Reportagem da melhor qualidade. O bacana é que vc conseguiu ligar um tema médico ao tema central do blog (cultura e arte). Sobre o avanço dos estudos da célula tronco, eu sabia que no Brasil estávamos avançando bastante, mas não sabia que a aplicação já acontecia de maneira tão eficaz. Tomara que esta tecnologia toda chegue também à população mais empobrecida, não é? Porque a saúde pública não dá conta nem do atendimento básico!!! Saúde é direito e não favor. Todos e todas devem ter acesso amplo a toda e qualquer inovação que possa melhorar a qualidade de vida. Bjs e parabéns, meu tio querido! Ana Cristina.

    ResponderExcluir
  10. esta descoberta das celulas tronco é o máximo na revolução da ciencia ,parabéns vamos em frente´

    ResponderExcluir