sábado, 1 de setembro de 2012

CONVERSA DE TELESPECTADOR


Na agulha: A Fazenda (Record), Avenida Brasil (Globo) e Agora é Tarde (Band).


VIVIANE É UMA UVA

A fórmula do reality-show é febre na televisão aberta. Confinar uma galera por três meses, ou mais, rodeada de trocentas câmeras vigilantes é o segredo do formato, que preenche o seu tempo com provas, gincanas, premiações, privilégios e castigos. De casa, o voyerismo rola solto.

A quinta edição de “A Fazenda” acabou há poucos dias depois de 93 dias pontuando altos índices de audiência para a TV Record. A vencedora de duas milhas foi a modelo Viviane Araújo, uma super gata destaque das escolas de samba cariocas que mostrou garra e sinceridade na longa permanência do programa no ar.

E venceu com 84% da votação pública, o que lhe confere aprovação expressiva dos telespectadores. Viviane tem carisma. E não foi fácil colocá-lo pra fora: ralou pra caramba, se expôs, chorou e brigou, mas... depois colheu os frutos com a vitória triunfal. Meiga, gostosa e verdadeira, é diamante que merece ser lapidado.


UMA AVENIDA QUE É O BRASIL

A novela “Avenida Brasil” parou o país. Muitas novelas têm atingido a massa com expressividade, mas o que acontece atualmente com “Avenida Brasil” chega a ser surpreendente. Como tudo é estatística nesse mundo pós-muderno, fica claro que a história foi encomendada pela Globo para espelhar a classe C, que reina absoluta na avenida chamada Brasil. E espelha mesmo.

Ao lado de elenco estelar aparecem desconhecidos até então, que se destacam como autênticas revelações: Letícia Isnard (Ivana), Cacau Protásio (Zezé), Débora Nascimento (Tessália), José Loreto (Darkson), Fabíula Nascimento (Olenka), Juliano Cazarré (Adauto), Carol Abras (Begônia), Emiliano D’Avila (Lúcio) e as meninas Ana Karolina (Ágata) e Mel Maia (Rita menina) arrasam.

Mas o show de “Avenida Brasil” fica por conta dos embates entre Adriana Esteves (Carminha) e Débora Falabella (Rita/Nina). As duas brilham em igual intensidade, cada uma na sua identidade de grande atriz a serviço de personagens antagônicas e ferozes. João Emanuel Carneiro, o pai da criança, traz o know-how do cinema para a televisão. É show de bola em cada capítulo.


NUNCA É TARDE

“Agora é tarde” está provando que nunca é tarde para dar uma oxigenada no gênero talk-show. A Band começou devagar devagarinho botando no ar o programa duas vezes na semana. Agora já está de terça à sexta no mesmo horário do “Programa do Jô” , até então absoluto no formato talk-show. Aí rolam inevitáveis comparações, a começar pelo titular Danilo Gentili. Paulista, de Santo André, o humorista, escritor e publicitário Gentili de gentil não tem nada, mas sua presença é leve e engraçada como entrevistador de perguntas embaraçosas, ultrajantes e desrespeitosas. Treinado no Stand-Up, tem experiência de palco e timing afiados. Deu no New York Times: “Com seu rosto de bebê, o riso de menino pateta, Mr Gentili é o terrível infante da comédia no Brasil...”


Bem produzido - visualmente e ótima pauta – “Agora é tarde” tem a presença da banda Ultrage a rigor nos comentários e vinhetas musicais. E Gentili interage com certo ‘ultrage nada rigoroso’ com o super simpático Roger, o líder da banda. A gente dorme mais leve e mais inteligente assistindo o programa. Nunca é tarde.


10 comentários:

  1. A novela está muito bem feita.Está conseguindo prender minha atenção de uma maneira que nunca tinha acontecido. Só acho chato aquele Cadinho com as mulheres.Não tem nada a ver com o resto, que é maravilhoso- Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgentemente de uma Vivi na minha vida!!Se vier com 2 milhões então vai matar o papai..rsrsrs Cadu

    ResponderExcluir
  3. Estou prestando atenção na Olenka há muiuto tempo.Agora descubro o seu nome Fabiola Nascimento.
    Virei fan!!!!Viva Olenka!!Ney Abrantes

    ResponderExcluir
  4. Acho que é o melhor programa de entrevista do momento. O Danilo manda bem! - CARLA DANON

    ResponderExcluir
  5. A herança do autor é sem dúvida o cinema. A novela tem me lembrado sequencias parecidas com Almodovar em muitas vezes como nos dialogos que os personagens se misturam no cinismo das mentiras, traições das falsas aparencias em muitas vinganças loucas. Cadu

    ResponderExcluir
  6. Que interesse desperta nas pessoas essa gente confinada que só fala asneiras e futilidades? Isso é programa de indio! Fora Fazenda, BBB!! Tao

    ResponderExcluir
  7. Gostei de voce ter dado os nomes dos menos conhecidos, como a Zezé, Olenka e Ivana. Não dá para tirar o olho delas, estão maravilhosas!!
    Analucia de Carvalho (Maricá, RJ)

    ResponderExcluir
  8. é muita gritaria o tempo todo e as veezes cansa porque tudo é repetido "n"" vezes., tem b riga demais que não deixa a gente pensar direito no que está pasando. Mas é divertido tudo isso mesmo assim.Me amarro- Eliseu Brenha

    ResponderExcluir
  9. Agora é Tarde, programa de primeira,salvando a madrugada.
    gosto muito!
    :Henique.

    ResponderExcluir
  10. A novela estica tanto que agora cansa a gente. E a gritaria está exagerada fazendo os atores se repetirem,sineceramente eu já cansei. Telma Barcellos

    ResponderExcluir