sábado, 20 de abril de 2013

AS SUTILEZAS DO DEDO



‘Mata-piolho, fura-bolo, pai-de-todos, seu-vizinho e mindinho’, os cinco amiguinhos que estão acoplados em nossas mãos e linkam tudo. Tateiam o tato, apontam, coçam, acariciam, confeccionam, oram, digitam, defendem, acusam e masturbam...São os dedos -  aquela pele da parte interna com elevada concentração de terminais nervosos – com textura especial que imprime as nossas impressões digitais. 




O Jin Shin Jyutsu indica que cada dedo é uma chave simples para destravar e harmonizar as atitudes e deletar o estresse.

DEDO POLEGAR

Trabalha as emoções: PREOCUPAÇÃO – depressão, ódio, obsessão, ansiedade, autoproteção Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do estômago e baço.

Melhora a digestão de alimentos, ideias, pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem. Ajuda estômago, baço e pâncreas. Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.

Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos’.  (Sigmundo Freud)
   


DEDO INDICADOR

Trabalha as emoções: MEDO - timidez, confusão mental, depressão, perfeccionismo, crítica, frustração, desejo de vida Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da bexiga e rim.

Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular. Dissolve o medo e as inseguranças. Ajuda rim e bexiga. Evita uma dor nas costas que está iniciando.

‘Contei nos meus dedos as pessoas que me amam, e o triste resultado logo veio, sobraram dedos’ (Hadylla Nascimento)

 DEDO MEDIO

Trabalha as emoções: RAIVA – covardia, irritabilidade, indecisão, instabilidade, não alerta, emotividade Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” da vesícula e fígado.

Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental, a criatividade; regula a harmonia interior do corpo. Elimina a raiva, frustrações e irritabilidade. Ajuda fígado e vesícula biliar. Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.

Amigos de verdade são como os dedos: se precisar, você pode contar com eles’
(Douglas Rafael)

DEDO ANULAR

Trabalha as emoções: TRISTEZA (Pesar) - negatividade, formação de muco, bom senso Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do pulmão e intestino grosso.

Promove a alegria, a esperança, o soltar do passado e o se abrir ao novo; dá vitalidade e energia ao corpo. Afasta a tristeza, negatividade e o pesar. Ajuda os pulmões e o intestino grosso. Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.

Queria ser um baseado para nascer em seus dedos, morrer em seus lábios e fazer sua cabeça.’ (Bob Marley)

DEDO MINIMO

Trabalha as emoções: PRETENSÃO (Cobrir, esconder) - “chorar por dentro e rir por fora”, insegurança, nervosismo, confusão, mortalidade Desequilíbrio no nosso padrão de energia “individualizada” do coração e intestino delgado.

Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético. Termina com pretensão, julgamentos, comparações e esforço. Ajuda coração e intestino delgado. Evita uma dor de garganta que está iniciando.

‘Vão-se os anéis, ficam os dedos...’ (dito popular)

CENTRO DA PALMA DA MAO

Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. Dissolve o desânimo. Ajuda diafragma e fluxo do umbigo. Harmoniza corpo, mente e espírito mutuamente e com o universo.


O Jin Shin Jyutsu  é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito por meio de toques, em áreas do corpo que concentram a energia vital., desenvolvida através dos estudos do Mestre Jiro Murai, japa, no ínício do século 20.

Jin – homem, conhecimento e compaixão
Shin – Criador
Jyutsu – arte

No livro O Toque da cura (Ground Editora), de Alice Busmeister e Tom Monte, ensina exercícios de auto-ajuda de como harmonizar a energia vital através dos dedos.
Em toda a parte do mundo, inclusive no Brasil,  milhares de estudantes se dedicam ao aprendizado de aplicar o procedimento. São sessões individuais, uma seqüência de toques que equilibram o fluxo de energia, deletando o stress e resgatando o bem-estar.

No site  Jin Shin Jystsu Fisio-Filosofia Brasil – A Arte de viver em harmonia – informações e contatos com os terapeutas especializados.
  

Segundo estudo sul-coreano, o comprimento do dedo pode estar ligado ao tamanho do pênis do homem. O estudo constatou que o nível de testosterona pré-natal pode determinar o desenvolvimento dos dedos e ao mesmo tempo o comprimento do pênis.
              

O dedo tá na área para homens e mulheres. Eles tem verdadeiro pavooor do dedo do exame da próstata, mas são atletas nos cinco contra um; enquanto elas acariciam-se quando se examinam na intimidade e fazem eles de esponja na hora da maquiagem; os dois, se encontram nas carícias e na hora da raiva. O gozo. Tem também o fio-terra... Quando colam-se na vertical, fazem prece.E tem também os traidores que deduram, os que limpam o salão, e os que partem para o xingamento – quase sempre ofendendo os ‘cornos’. rsrsrs.

Dedos de tantas naturezas e sutilezas...

7 comentários:

  1. Extremidades nervosas!!! os japoneses entendem do riscado! Cadu

    ResponderExcluir
  2. Já entendi mas e os dedos dos pés? KKKKKKKKKKKKK Sol

    ResponderExcluir
  3. Conhecia o Do-in, a massagem nos pontos nervosos, esse processo é novo para mim. Interessante. Obrigada, Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  4. Não vamos esquecer que os japoneses, coreanos são meio atrofiadinhos não é ? Esse negócio de tamnanho dos dedos com os do pau deve estar de acordo com as proporções orientais. Sempre achei isso muito suspeito!! posso garantir que há controvérsias KKKKKKKK!! Téo Lima

    ResponderExcluir
  5. E para os arrogantes que botam o dedo na cara dos outros tem massagem que de jeito???? HAHAHA! Bira Boy Moreno//K.Baix

    ResponderExcluir
  6. Nas mãos estão todos os orgãos que correspondem aos nossos sentimentos. Obrigada pela aula. Selena

    ResponderExcluir
  7. No dedo anular está negatividade e tristeza, deve ser o peso da aliança de casamento. Abri!!rsrs...TAO

    ResponderExcluir