sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CAFOFO DA POESIA - 18 -


O carioca CHACAL é ícone da Geração Mimeógrafo que panfletou a cidade com geniais poemas antenados das décadas de 1970/80. Outros alternativos do primeiro time são seus contemporâneos. Editou livros, compôs e escreveu para teatro também.Segundo Paulo Leminski, a palavra lúdico é a chave para a sua poesia. Um craque.


Caleidoscópio Cinemascope 

a vida é um cristal
que se reflete em pedaços
a vida como ela é
é a coleção dos cacos

vi um filme que Aladim
da lâmpada tirava um gênio
ele era James Dean
que tinha a cabeça a prêmio

eu parti do Irajá
passando por Paraty
eu ainda chego lá
até onde quero ir

vi um filme que Fellini
fez num ensaio de orquestra
tinha tiro de canhão
e acabava numa festa

se no mato me perdi
nesse mato me acharei
entre mais de mil picadas
numa delas sou o rei

eu vi Deus e o diabo
dançando na terra do sol
Glauber Rocha era o máximo
tão bom quanto rock-and-roll

minha estrada é um filme
cheio de amor e ódio
pra onde quer que  me vire
cinemascope caleidoscópio.

5 comentários:

  1. Sempre encontrava naquela Ipanema colorida e ensolarada. É uma figura maravilhosa e fez música com a Blitz.Ele era chamado de poeta marginal lembro bem; Cadu

    ResponderExcluir
  2. Me lembro dele invadindo a praia no pier de Ipanema e dizendo poesias cabeludão e muito gostoso!! tempo bom!!! Solange Barbosa

    ResponderExcluir
  3. ta sumido. não se ouve falar mais do cep 20000. o que aconteceu ? vazou do espaço sergio porto, é pena eu fui la lembro bem manero3#TAO

    ResponderExcluir
  4. Camarada, estou ficando velha...Vi o Chacal no Circo voador no Arpoador. Um luxo!!! Sol

    ResponderExcluir
  5. As coisas boas são efemeras no Rio;o Sergio Porto perdeu muito sem os poetas como Chacal, Cairus, Bernardo Vilhena etc.É lamentavel para uma carioca como eu e meus amigos que amam poesia. Selena

    ResponderExcluir