quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SONIA MAMEDE, A GAROTA DO BIQUINI VERMELHO




Ela era escultural: mignon, toda certinha e dona de uma talento super especial para a comédia. Nascida no Rio de Janeiro, a atriz e vedete SONIA MAMEDE (1936/ 1990) começou no Teatro de Revista pelas mãos do empresário Zilco Ribeiro, e foi direto para a tela pelas mãos do diretor Carlos Manga, com quem teve memoráveis atuações em comédias carnavalescas (que os críticos apelidaram de chanchadas) marcantes da década de 50. Na televisão, apareceu no reformulado Café Bola Branca em “Noites Cariocas” (TV Rio) e popularizou-se como a Ofélia de “Balança mas não cai” (TV Globo).

É muito oportuno reverenciar e resgatar seu nome justo agora que sua vida vira inspiração para o musical “A Garota do biquini vermelho” de Artur Xexéo, com direção de Marilia Pêra, que estréia no próximo dia 14 no Sesc Ginástico, Rio de Janeiro.



"Nini, Zizi e Naná, estão andando por aí pra se arrumar. Nini quer ser cantora, Zizi quer ser vedete e Naná vai da valsa e pinta o sete !"
Adelaide Chiozzo, Francisco Carlos, SONIA MAMEDE, Ivon Cúri, Renata Fronzi e Pituca cantavam o delicioso tema de “Garotas e Samba” (1957) como na foto acima, um dos maiores sucessos da história da produtora Atlântida e o filme que marcou a sua estreia no cinema. Ela entrou substituindo Consuelo Leandro como Zizi, uma das protagonistas do divertido enredo de Cajado Filho, braço direito de Manga.Ela e Adelaide eram duas moças do interior em busca de oportunidade no rádio e nas boates cariocas, que se hospedavam em tradicional pensão de moças, comandada com braço de ferro por uma moralista Zezé Macedo.
A partir daí engrenou outras comedias do então popular cinema brasileiro: “Sai de baixo”, “De vento em popa”, “É a maior”,“Esse milhão é meu”, “O palhaço o que é?”, “Pintando o sete” e “Duas histórias/O cacareco vem aí”, entre os principais títulos.


O clássico “De vento em popa” reuniu SONIA MAMEDE e Oscarito em dupla imbatível. Os dois apareceram em sintonia e rendimento tão elogiados que o diretor Manga aproveitou-os direto nas produções seguintes. O crítico Salvyano Cavalcanti de Paiva, entusiasmado por sua performance neste filme, publicou no livro Historia dos filmes brasileiros: “SONIA MAMEDE é uma autentica ladra de cena”.

Ela foi sem dúvida a melhor partner que trabalhou com o grande comediante do cinema brasileiro, secundadas por Zezé Macedo e Margot Louro. Estiveram juntos também em “Pintando o sete” e”Esse milhão é meu”, este, quando desempenhou uma vilã barra pesada e dona de uma sensualidade arrebatadora.



“A garota do biquini vermelho” é SONIA na pele da jovem atriz Regiane Alves (FOTO), conhecida do público pelas novelas globais. O texto traz a assinatura do jornalista Artur Xexéo em primeira incursão na dramaturgia. A direção é de Marília Pêra, que inspirou Xexéo no título: foi assistindo pela primeira vez SONIA MAMEDE como vedete em uma Revista usando biquini vermelho, que deixou Marília admirada.

Detalhe curioso desta produção de Eduardo Barata, é que a peça estréia no Sesc Ginástico, o mesmo palco onde o gênero Teatro de Revista surgiu em 1859.
É hora de saudar no melhor estilo revisteiro essa ideia genial : OBA !



Foto 1: Site Zé Beto/ Recordar é viver

Fotos 2 e 3 : Site Década de 50

Foto 4: Blog de Patrícia Kogut

12 comentários:

  1. Que bom Sonia Mamede em peça de Xexeo. Estarei na plateia. MariLia inclusive está de bailarina em um numero musical de Sonia em um filme comedia musical daqueles tempos. Abraço do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Sonia Mamede é tudo de bom.Vou ver sim !!
    Celso de Paula

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro dessas vedetes como a Sonia Mamed.lém de serem muito gostosas e isso é importante nos tempos de hoje,, porque elas também sabiam como representar. Tinha a Anilza Leoni, ROse Rondeli,Renata Fronzi, Norma Bengel e são tantas mulheres maravilhosas, que eu acho que não existe mais, não se faz mais mulheres como antigamente!!!Eu estou de olhjo Buca!!! ANIZIO do Jrnal Vespetino RIo Bonito

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que Sonia Mamede nasceu no Rio. Ela sabia fazer um sotaque nordestino tão bem que eu pensava que fosse de lá. A televisão devia passar seus filmes.Chega de filme brasileiro cheio de violencia, nós precisamos rir com, Sonia Mamede, Oscarito e Grande Otelo!!!
    Fica aqui a minha sugestão.
    um abraço ao
    Bucaneiro prateado.
    Solange Bianchi

    ResponderExcluir
  5. Filmes como esses tem muitos que foram restaurados, deveriam passar nos cinemas sde os distribuidores gananciosos e BURROS descobrissem o tesouro que estão aí e fazem parte da nossa Historia, o ""De vento em popa"
    que eu assisti dezenas vezes poderia agradar em cheio.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a peça. Deu-me saudades de minha infância

    ResponderExcluir
  7. Gostei da peça mas a Regiane Alves não foi a melhor escolha para o papel. Achei muito contida, fora o forte sotaque paulista, nada a ver.

    ResponderExcluir
  8. A Regiane Alves está linda!! Acho que ela foi bem escolhida, tem estrela e está muito parecida com a SoniaMamede.; Eu gostei da peça e me diverti pra caraca.Pretendo vere de novo ANSELMO MARIANTE

    ResponderExcluir
  9. SERÁ QUE ERA MINHA PARENTE SOU MAMEDE TAMBEM KKK

    ResponderExcluir
  10. Pena que esqueceram de dizer que a Sonia brilho no filme
    É a Maior ao lado da não menos talentosa NADIA MARIA
    que ninguém faz menção nem ao filme nem a outra atriz. Ambas faziam o papel da Emilinha e da Marlene, as cantoras de radio mais famosas da época. Nunca mais vi esse filme em canto algum. Pena

    ResponderExcluir
  11. Sônia Mamede foi uma grande atriz e humorista. Fez vários programas de sucesso na Globo e vários filmes com Oscarito. Esse milhão é meu, De vento em popa, Pintando o sete. Infelizmente nos deixou muito cedo. Saudades.

    ResponderExcluir
  12. Me lembro que aos sábados a tarde passava na globo a Comédia Nacional. Não perdia nenhum filme com o Oscarito e principalmente se participava Sônia Mamede.

    ResponderExcluir