quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

S T U A R T, PESSOA IMPRESCINDÍVEL



Um flamenguista muito especial recebe homenagem na sede do clube nesta quinta, dia 9.Trata-se de STUART ANGEL JONES (1945-1971), que terá o seu Memorial Pessoas Imprescindíveis inaugurado amanhã às 11h da manhã na sede do Flamengo, Lagoa, setor do remo.



O evento faz parte do Projeto Direito à Memória e à Verdade, resgate da história recente do país, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,em parceria com o Centro Acadêmico Stuart Angel e a Agencia Livre para a Informação, Cidadania e Educação, além do clube rubronegro.
O Ministro Paulo Vannuchi confirmou presença.

Q U E M É S T U A R T


Filho de Zuleika (Zuzu) Angel Jones e Norman Angel Jones,e irmão da jornalista Hildegard Angel e de Ana Cristina Drone, nasceu em Salvador, 11 de janeiro de 1945. Era estudante de Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e um apaixonado por esportes: praticava tenis, natação, capoeira e levantamento de peso. Destacou-se no remo, tendo sido voga no barco Oito, o Transatlântico de Luxo, o campeão carioca pelo Flamengo em 1964 e 1965.

STUART foi preso na manhã do dia 14 de maio de 1971 no Grajaú, próximo à Avenida 28 de Setembro, por agentes do Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica (CISA). As circunstancias de sua morte, sob bárbaras torturas, foram narradas, em carta à Zuzu Angel, pelo preso político Alex Polari Alverga, que esteve com ele na unidade da Aeronáutica, na Base do Galeão. Ele morreu na noite de 14 de maio de 1971, e seu corpo nunca foi entregue à família...
Trinta anos depois, em 2006, a sua história de luta foi retratada no filme “Zuzu Angel”, dirigido por Sérgio Rezende.


Blogueiros, artistas, jornalistas e cidadãos: vamos amanhã render nossa homenagem a este bravo brasileiro. Salve, STUART !


3 comentários:

  1. O Gilberto Gil falou que é sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar. No caso do Stuart Angel, o reconhecimento pela importancia da sua presneça encheu o copo de luz e coragem!
    Unidos venceremos!!!
    CAZCO

    ResponderExcluir
  2. Homenagem merecida. Me congratulo com a familia
    e com os companheiros. Os ideais não morrem.
    Elizabeth Rocha

    ResponderExcluir
  3. O casal Stuart e Sonia devem ser lembrados sempre! Bravo!!
    Fábio Filgueiras de Mello

    ResponderExcluir