sábado, 28 de fevereiro de 2009

diário de bordo - 28/fev/2009


alô amigos,

tirei a semana do carnaval para meu “retiro existencial” de todos os anos. deixa quieto, é o meu lema neste período. apesar de querer fingir que nada está acontecendo, não tem como permanecer alheio quando toda uma cidade, o país, o mundo, solta as amarras na marra, e se esbalda no samba, suor e cerveja. um momento catarse interessante, onde a pergunta é sempre a mesma: é válvula de escape, fuga, louca escapada ? ninguém é de ferro, ora pipocas, já basta o ferro que a gente leva o ano todo. por falta de roupa nova o jeito é passar o ferro na velha!

o carnaval de rua é legal de observar. com minha luneta prateada filmei lances divertidos no rolé que dei pela costa da guanabara. bandas e bundas nas praias, esquinas e avenidas bombando de crianças, adultos, jovens e coroas, onde todo mundo é ninguém e todo mundo é todo mundo, de peruca, máscara, chifrinho e toda sorte de balangandãs e badulaques. é a massa se exibindo compulsiva ao som da endiabrada batucada, todos canibais eróticos à solta. e muito jogo de sedução, paquera safada, tesão, esfregação, a chapa fica queeente, sô! dá uma vontade de brincar!... é contagiante isso tudo, fala sério. aí você vem com aquele ar de superioridade, achando tudo muito dejà-vu, um vídeo tape, uma alegria ensaiada, mas mesmo ficando voyer na parada, a gente tira um sarro, dá uma refletida no espelho, rola uma boa identificada. e viva a farra da terra!

as escolas de samba, especialmente as cariocas, atingiram um patamar de perfeição e bom gosto impecável. é pena que a essas alturas do campeonato o lance virou uma disputa feroz. acho que a competição corta o barato dafesta. como comparar obra de arte ? quem é melhor: portinari ou picasso? di cavalcanti ou djanira? confrontar o artista e sua obra é disparate. competição é lance para os atletas, times de futebol, aí acho que tem a ver, mas o criador, o fazedor da arte é único e absoluto. a estrutura armada em torno é sórdida porque prioriza e destaca o primeiro lugar, e todos querem ser a campeã. a segunda, a quinta ou a sexta colocação não têm o mesmo sabor, perde o valor. aí uma escola desce, a outra sobe, um décimo da nota dos jurados tira o campeonato ou compromete esse ou aquele quesito. fica esquisito porque rola uma humilhaçãããão, e tem choro, ameaças, mágoas, retaliações, perseguições, cabeças que rolam, enfim , vira um fubá brabo!

well, tá tudo muito bem, tá tudo muito bom, mas segundo a sabedoria popular o ano começa agora que a folia se evapora. vamos arregaçar as mangas, não tem mais desculpa: já entrou a era de aquarius, o ano do búfalo, a lua nova, o carnaval passou, e só nos resta... encarar 2009 a vero.

desejo um feliz ano novo pra voce, prezado blogpeople,

buka

2 comentários:

  1. Os bailes infantis "matinês" dos clubes estão desaparecendo. Estão sendo substituídos pelos blocos de rua. Cada ano que passa, novos blocos aparecem alegrando o Carnaval nos bairros do Rio de Janeiro. Famílias inteiras saem nos blocos. Os turistas também estão curtindo o carnaval nos blocos de bairros, uma maneira econômica e democrática de se divertir. Sharon Stone do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. o blog está bem legal. adorei seu perfil.
    beijo
    La Sangteiro

    ResponderExcluir